Tempos de Colapso
Sinopse:
Tempos de Colapso é uma coletânea com contos viscerais. Suas histórias, distintas em tempo, ambiente e realidade, têm em comum a presença de fortes mulheres que lutam, à sua maneira, em mundos de desesperança.
No livro, viajamos para linhas com diferentes temperos e pontos de vista, sendo que a autora, Thaynara de Oliveira, conduz-nos ao absurdo da vida, provamos o prazeroso sabor da surpresa ao final de cada conto.
O conto “Morg” apresenta Julia, uma adolescente que vive em um bairro periférico no Espírito Santo com sua mãe e seu padrasto. Em um contexto familiar violento, busca viver da melhor forma que consegue ao lado de Morg, seu pássaro e melhor amigo.
Em “Ilha Encantada”, existe uma grande guerra acontecendo na antiga Britannia. Ellora e Ester nasceram com seus destinos traçados e precisam lutar não apenas pela liberdade: fazem de sua existência uma batalha na esperança de um futuro menos sangrento.
Já o último conto, “Leviandade do Viver”, passa-se no centro de São Paulo. Iara tinha uma vida estabilizada ao lado de seu irmão Felipe, mas, de uma hora para outra, tudo desmorona. Conta sua história de uma cela em um presídio estadual. Vive em uma sociedade repressora. Nessa realidade, as pessoas ricas não precisam enfrentar a morte, pois podem comprar um corpo novo desde que tenham condições financeiras para tal.